RÁDIO WEB

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Aulas presenciais voltam em PE a partir do dia 06 de outubro

No início desta semana, o governo de Pernambuco anunciou a volta das aulas presenciais em todo o estado. O processo de retorno se dará de forma gradativa, e começará pelo ensino médio. A partir do dia 06/10, as aulas serão retomadas para os estudantes do 3º ano; no dia 13, para os alunos do 2º ano; e no dia 20 de outubro para os educandos do 1º ano, cursos técnicos e EJA. O secretário de Educação e Esportes do estado, Fred Amâncio, garantiu que essa volta às aulas será feita respeitando todas as normas de segurança e higienização, de acordo com os procedimentos de enfrentamento à pandemia da COVID 19. A medida é válida para as instituições de ensino das redes pública e privada. As escolas receberão álcool gel, máscaras e protetores faciais para funcionários e professores, além do processo de alternância nas aulas, ou seja, só poderão adentrar nas salas de aula o quantitativo de 50% dos alunos efetivados, fazendo com que o professor repita a mesma aula para a outra metade da turma em outro dia.

O retorno do aluno às aulas presenciais é opcional, ou seja, aquele aluno (ou responsável) que não sentir-se seguro nesse momento, poderá seguir com as aulas on-line, sem nenhum prejuízo ao final do ano letivo. Ainda não foram divulgadas as datas de retorno das aulas do ensino fundamental, pois é necessário observar o comportamento do vírus em relação a alunos e professores durante essas primeiras aulas, para que se tenha um prognóstico mais preciso em relação aos demais estudantes. O governo do estado disponibilizará testes da COVID 19 para trabalhadores da educação, com dia e horários agendados, a serem realizados na sede da Secretaria de Educação.

Mais informações: www.radioplanaltonaweb.com


 

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Eleições: Horário de votação será de 7h às 17h, define TSE

O  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ampliar o horário de votação das Eleições Municipais deste ano em uma hora. A medida ocorre por conta da pandemia da Covid-19 e busca minimizar as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Em pronunciamento, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, confirmou que os eleitores vão poder ir às urnas de 7h às 17h, de acordo com o horário local, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, marcados para os dias 15 e 29 de novembro. O horário foi definido após consulta a estatísticos do tribunal e especialistas do  Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Fiocruz e Universidade de São Paulo (USP). Após orientações de uma consultoria formada pela Fiocruz e pelos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, o TSE também definiu que o horário de 7h às 10h será preferencial para pessoas com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus. 

Fonte: Brasil 61
 

Convênio garante testes da COVID-19 para municípios pernambucanos

A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram um termo aditivo para prorrogar o convênio com os municípios do estado, responsável por gerar testes do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a OMS, de baixo custo para as prefeituras. Pelo termo, devem ser disponibilizados 160 testes deste convênio para comunidades indígenas com maior incidência de covid-19. A iniciativa será providenciada pelo projeto Gestão Cidadã, da Amupe, financiada pela União Europeia. O número de municípios participantes também aumentou ao passar de 106 para 122. Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, o objetivo é aumentar a capacidade para 15 mil testes por mês. Ele afirma também que esse esforço conjunto dos municípios com a UFPE é muito importante e vai além do resultado, já que “são estudos e pesquisas para ajudar nas políticas públicas do presente e do futuro”. 

Fonte: Brasil 61